Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quanto vale uma semifinal?


O Defensor é um time médio no Uruguay, tem poucos títulos, pouca torcida, mas tem crescido muito no cenário nacional ultimamente. Também é conhecido como o mais "pé no chão". Não faz altos investimentos, não passa do seu limite, sem dar o passo maior que as pernas. É o mais consciente.

O objetivo principal tratado entre dirigentes e comissão técnica era ser campeão uruguayo. Na Libertadores, bastava chegar nas oitavas, o resto era lucro.

Pois então, La Violeta chegou nas oitavas e eliminou o Boca, o poderoso Boca Juniors dentro de La Bombonera. Fantástico!
Ao mesmo tempo o Defensor liderava o Clausura, no qual o campeão garantiria vaga nas semifinais do Uruguayo, e também liderava La Tabla Anual (Apertura + Clausura), na qual o primeiro colocado garante vaga na final do campeonato. Mas a vitória sobre os xeneizes deslumbrou o time, que caiu frente ao Tacuarembó pela penúltima rodada (14ª) do Claurusa, em casa. Combinado com a vitória do River Plate sobre o Nacional, o título estava ameaçado. Mas tudo dependia da vitória sobre o rebaixado Juventud de las Piedras na última rodada, que aconteceu e garantiu o Defensor na final contra o Nacional.

Mas antes, no meio da semana, La Violeta enfrentaria o Estudiantes pela Libertadores. Com todos os titulares e com o craque Diego de Souza no sacrifício. A derrota por 1x0 praticamente encerrou a Copa para o Defensor, mesmo tendo a volta em La Plata.

Relembrando: o objetivo da diretoria era o bicampeonato Uruguayo. Portanto, Pollila mandou ao campo do Ciudad de La Plata um time mistão. "Mas como? Abandonar a Libertadores?", perguntava o comentarista desinformado do canal campeão.
Muitos podem achar mediocridade, mas eu concordo com a diretoria. Afinal, o Defensor já foi longe demais e o título Uruguayo é mais importante para a continuidade do projeto, mesmo que o Defensor jogue por dois resultados iguais para chegar ao título e possa perder a semifinal, já que já está na final - o regulamento é complicado mesmo.

O Nacional, time tradicional, terá os Pincharatas pela frente nas semis da Libertadores simultaneamente a disputa das semifinais do Uruguayo. Ainda tem vários jogadores com uma forte gripe, inclusive o organizador do meio campo Alvaro Fernandez, que não jogou contra o Palmeiras. Situação mais complicada, além de que sua torcida não aceitará mais um ano sem o título.

Afinal, quanto vale uma semifinal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário