Páginas

domingo, 24 de agosto de 2008

Valeu a pena ficar acordado


ARGENTINA É OURO!

Por ignorância da organização dos Jogos Olímpicos de Pequim, a final do futebol masculino foi marcada para as doze horas do horário local. Consequentemente, no Brasil, onde o fuso horário está onze horas atrás do chinês, o jogo foi a uma da madrugada. A Argentina, atual campeã, queria vingança pela derrota por 3x2 na final dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996. Já a Nigéria, também queria vingança, mas era pela final do Mundial sub-20 da Holanda em 2005, vencida pelos hermanos por 2x1, com uma grande atuação de Messi, autor de 2 gols de pênalti - nesse jogo também participaram, pelo lado argentino, Gago, Zabaleta, Ustari, Navarro, Garay e Kun Agüero, pelo lado nigeriano, Vanzekim, Okoronkwo, Adeleye e Apam, todos presentes três anos depois.

Apesar do sol forte, com temperatura de 39 graus, a Argentina começou jogando com muita velocidade. As principais jogadas saiam com Messi e Zabaleta, pela direita. Em uma delas, o novo 10 do Barcelona, recebeu do companheiro e invadiu a área em diagonal. Ele foi derrubado por Adeleye mas o juiz nada marcou.
Após a parada para hidratação, aos 30 minutos, os africanos vieram melhor. Depois da jogada de Odemwingie pela esquerda, Okoronkwo finalizou e após um desvio a bola quase entrou.

No segundo tempo os sulamericanos continuaram com seu tradicional toque de bola.
Aos 8 minutos Angel Di Maria escapou pela esquerda com muita velocidade, recebeu o lançamento de Lionel Messi e no mano a mano, encobriu o goleiro Vanzekim, fazendo um golaço.
Naturalmente, após sair na frente, a Argentina passou a usar os contra ataques cedidos pela Nigéria, que obviamente, foi para o ataque em busca do empate.
Depois de uma nova parada para hidratação, a equipe africana chegou com perigo. Odemwingie cruza e Pareja corta. Logo após, Anichebe, que recém entrara, cabeceia e Romero defende.
Para segurar o resultado, Sergio Batista tirou Agüero, cansado, e colocou o meia Sosa, do Bayer München. Também entraram Lavezzi no lugar de Messi e Di Maria por Banega.
Os nigerianos ainda pressionaram no final, mas não foi o suficiente. Argentina fica com o ouro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário